Web Rádio Chiado de Chinelo

sábado, 3 de março de 2012

Primeiro dia de Atividades na cidade de João Lisboa - MA

Palestra sobre concepção e incentivo à leitura, apresentando os programas do governo: PNLL e o PROLER.  (realizada por Jéssica Rodrigues (pedagogia) e por mim (Letras))



Com um público de 110 pessoas, iniciamos a discussão em torno da concepção de leitura que eles tinham, observando os conceitos que alguns pensam sobre o que é ler.  Começamos a palestra e fomos questionando se o que estava sendo exibido existe no município ou se a própria população tem conhecimento sobre os programas do governo. A maioria do público relatou que conhecia os programas de incentivo à leitura.



Discutimos sobre a infra-estrutura do município, se há ambientes agradáveis de leitura, em que estado de conservação estão as bibliotecas e se as escolas possuem esses locais de leitura. O público afirmou que existe, contudo apenas nas de grande porte. Além disso, mesmo sem bibliotecas, os professores afirmaram que faziam uso dos livros. Apresentamos uma revista elaborada pela secretaria de educação básica a qual provoca a reflexão dos professores acerca do papel da leitura para a formação dos alunos, trazendo boas experiências dos municípios, além de reportagens e artigos  sobre outros tipos de leitura, como a leitura de imagens, fotográficas, de quadros, de músicas, da linguagem teatral. O público não conhecia a revista e achou interessante.
Discutimos sobre as avaliações que o país faz, mas que na verdade não modifica ou melhora a educação, uma vez que não influencia na mudança da pedagogia por parte dos professores. A partir disso, ressaltamos a importância do papel do professor em mudar essa ‘roupagem’ e inovar as aulas, sem utilizar a leitura apenas como forma de obter uma boa posição no ranking de escolas, mas buscar novas práticas de ensino, e, com isso iniciamos a palestra intitulada: Professor: um agente de letramento.
Na palestra discutimos o avanço do MEC quanto ao oferecimento da formação do professor no âmbito da leitura a partir do diagnóstico da realidade brasileira. Mesmo com esses avanços não há garantia de que os professores irão incentivar a leitura. Mostramos os aspectos do desenvolvimento no processo de leitura e do leitor.
Entregamos um poema (Brincando de não me olhe, de Elias José), o qual foi lido por um voluntário do público, na tentativa de mostrar como incentivar um aluno a ler através de textos atrativos e com linguagem de fácil acesso. Em seguida exibimos um vídeo do poeta Jessier Quirino o qual narra situações corriqueiras e com uma linguagem regional, de modo que seria possível uma aula utilizando desse recurso de vídeo que além de mostrar as variantes lingüísticas, possui ainda o caráter cultural-regional.
Em seguida, dividimos em grupos para uma dinâmica. Cada grupo elaboraria um plano de aula que abordasse o incentivo a leitura. O resultado foi satisfatório e ambos os grupos trocaram sugestões e experiências. Um grupo ressaltou a premiação como fator determinante para incentivo, de modo que os alunos ao ler ganhariam prêmios. Os alunos teriam um baú de história, o qual teria objetos e cada objeto retirado faria parte da história montada pelo aluno. A outra opção era assistir a um vídeo de mesmo assunto que o livro o qual desse suporte a criação de uma história pelos alunos depois que lessem o livro.







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