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sábado, 3 de março de 2012

Segundo dia de atividades. Mini-curso: Conhecendo e desenvolvendo a leitura (I)

Na atividade do dia 27-01 contamos com a presença de33 pessoas para desenvolver conceitos, a partir das experiências do público, do que é ler/leitura. O público falou que ler é interagir, adquirir conhecimento, informação, compreensão. Com isso, foi questionado tipos de textos que eles lêem no dia-a-dia, tentando mostrar que tudo que lemos e conseguimos compreender ou que traz um significado para nós é um texto. Explicamos que todo texto pertence a um gênero textual e para iniciar a discussão sobre gênero mostramos o primeiro exemplo/atividade: a leitura de uma história em quadrinho (HQ).
Após a leitura individual e coletiva, perguntamos se o público já havia lido alguma HQ, de que personagens eles lembravam. Solicitamos que falassem quem eram os personagens da HQ do exemplo e suas características, neste caso Chico Bento e Zé Lelé. Iniciamos então a discussão sobre o conteúdo da HQ, o que eles entenderam. Mostramos que um texto não deve ser lido apenas na sua superfície, mas devemos atentar para as entrelinhas e, com isso, questionamos o porquê do uso de palavras caipiras pelo Chico Bento. Nesse contexto, discutimos as variantes lingüísticas elucidando que não existe um falar certo ou mais correto, mas adequar nossa fala a situação, de modo que não sejamos preconceituosos em relação ao sotaque ou fala de outrem.



Vimos os discursos que há por trás dessa HQ que são o do desmatamento, da seca, dos problemas ambientais. Os discursos servem para nossa compreensão do que realmente um texto quer nos passar, mas para isso precisamos nos situar num contexto. Assim, mostramos que estamos num contexto de problemas ambientais e com isso conseguimos compreender a intenção do autor na tirinha ao invés de apenas enxergar humor. Elucidamos que HQs não servem apenas para diversão e entretenimento de crianças, mas como conscientização conforme o tema o qual ela aborda.




Apresentamos de que forma se constrói personagens em uma estória, de modo a facilitar o entendimento e a criação de HQs pelo público. Assim concluímos a atividade com a produção de HQs, leitura e apresentação das mesmas, com o objetivo de verificar os diversos olhares que leitores podem ter de uma mesma HQ, olhares que dependem da leitura de mundo que cada sujeito possui sobre determinado assunto.



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