Web Rádio Chiado de Chinelo

sábado, 3 de março de 2012

Retomando as postagens

Olá pessoal.
Nossa, desde o ano passado que o blog está parado por vários motivos. Contudo, sempre que possível estarei postando notícias sobre educação, ensino de línguas, práticas de atividades pedagógicas e experiências educacionais.
Então, para iniciar as postagens, dedicarei uma série de atividades realizadas por mim no Projeto Rondon que foi realizado em janeiro de 2012 na cidade de João Lisboa no Maranhão.
Para quem não conhece o Rondon vou explicar o que é e como funciona.


O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. As atividades realizadas na comunidade são feitas conforme o curso do aluno rondonista e a demanda do local escolhido pelo Ministério da Defesa. O Projeto é realizado em parceria com diversos Ministérios e tem o apoio das Forças Armadas, que proporcionam o suporte logístico e a segurança necessários às operações. Conta, ainda, com a colaboração dos Governos Estaduais, das Prefeituras Municipais e de empresas socialmente responsáveis.
Foi criado em 1967 e durante as décadas de 1970 e 1980, permaneceu em franca atividade que tinha maior preocupação assistencialista, tornando-se assim conhecido em todo Brasil. No final dos anos noventa, o Projeto deixou de receber prioridade no Governo Federal, sendo extinto em 1989. Em 2005, já com uma nova roupagem, o Projeto Rondon voltou a figurar na pauta dos programas governamentais.
O Rondon tem por objetivos: contribuir para a formação dos universitários como cidadãos, integrá-los ao processo de desenvolvimento nacional, por meio de ações participativas sobre a realidade do País, concretizar nestes o sentido de responsabilidade social, coletiva, em prol da cidadania, do desenvolvimento e da defesa dos interesses nacionais, e estimulá-los a produzir projetos coletivos locais, em parceria com as comunidades assistidas.

Pertencíamos ao  conjunto A de ações do projeto, que contém os eixos da cultura, dos direitos humanos, da justiça, da saúde e da educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário