RESUMO
O inicio do processo de alfabetização é marcado para muitas crianças ainda como um caminho complexo e cheio de obstáculos, tendo em vista que, precisam transpor rigidamente para o papel as palavras que costumam expressar com naturalidade na fala. Entre outros fatores, a concepção de escrita assumida, conscientemente ou não, pelos docentes reflete no trabalho com a produção escrita, levando-os, dependendo da postura adotada, a desconsiderar as estratégias utilizadas pelas crianças para consolidação da aquisição da escrita, como a utilização da linguagem oral. Diante disso, nos propomos a refletir sobre o ensino da escrita no contexto de aquisição da linguagem, discutir sobre o papel da fala na aquisição da escrita e identificar as marcas da oralidade na escrita de crianças em processo de alfabetização. A partir desse trabalho, confirmamos a hipótese de que a linguagem oral se constitui como uma estratégia eficaz para a produção dos textos escritos pelas crianças em processo de alfabetização.
Palavras-chave: Linguagem oral. Produção escrita. Alfabetização.
Elaine Reis e Lidiane Reis
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