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quarta-feira, 18 de maio de 2011

OS IMPACTOS DO IDEB NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Resumo

Com o objetivo de investigar como a implantação do IDEB vem interferindo na organização da escola e na organização do trabalho escolar nos últimos anos do Ensino Fundamental no município de Campina Grande-PB, o presente texto vem ampliar as discussões em torno da divulgação do IDEB. Parte do pressuposto de que essa política modifica a dinâmica escolar e o trabalho docente na educação básica à medida que acaba levando os profissionais da educação a ajustarem as atividades da escola ao conteúdo cobrado nessas provas estandardizadas, a fim de, elevarem os índices. Para tanto, esse estudo examina artigos acadêmicos que refletem acerca dessa temática, assim como a Legislação Federal que trata da avaliação do sistema educacional e da qualidade da educação básica e notas do IDEB nos anos finais do Ensino Fundamental de Campina Grande. Além disso, fundamenta-se na análise das entrevistas realizadas com membros da equipe pedagógica e com professores de Língua Portuguesa e Matemática que atuam nas escolas que obtiveram no ano de 2005, respectivamente, o maior e o menor IDEB anos finais do Ensino Fundamental em Campina Grande-PB. O presente estudo, além de confirmar a hipótese, constatou que os profissionais da educação, apesar de incorporarem a lógica do IDEB no interior das escolas, não conseguem perceber os impactos desse índice na organização escolar e em seu trabalho.

Palavras-chave: IDEB. Organização escolar. Trabalho docente.

Elaine Reis

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