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quarta-feira, 18 de maio de 2011

O QUE SE PRETENDE COM O ENSINO DE GRAMÁTICA?

RESUMO

Neste estudo faz-se uma problematização acerca do que se pretende com o ensino de gramática, a partir da teorização de três concepções de gramática: a internalizada, a descritiva e a normativa em relação aos seus respectivos tipos de gramática associados ao ensino: o produtivo, o reflexivo e o prescritivo, considerando os diferentes planos do estudo gramatical, a saber: a teoria, a descrição e a análise. Tem como objetivos refletir sobre as maneiras de conceber a gramática que norteiam as práticas de ensino de língua materna, verificar como se estabelecem as relações entre texto, gramática e ensino e analisar uma proposta de atividade de gramática sob o enfoque reflexivo. Pontua-se a relação entre texto e gramática, refletindo a cerca da ineficácia de se trabalhar separadamente as atividades de gramática e de produção/compreensão de textos no ensino, levando em consideração que a gramática é responsável por garantir uma parte essencial do sentido. Propõe-se a analisar uma atividade gramatical, adaptada do módulo do Programa GESTAR de língua portuguesa, na qual se trabalha com o uso do “artigo” para a produção/compreensão de uma propaganda, a fim de demonstrar que a utilização discursiva dos recursos lingüísticos pode contribuir para com a realização de um trabalho significativo no ensino de língua materna, comprometido com o desenvolvimento das competências linguísticas necessárias aos alunos para a compreensão e produção de textos adequados aos diferentes contextos sócio-comunicativos.

Palavras-Chave: Gramática, ensino reflexivo, compreensão/produção textual.

Elaine Reis

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