Web Rádio Chiado de Chinelo

quarta-feira, 18 de maio de 2011

A POESIA INFANTIL NA SALA DE AULA: LENDO E BRINCANDO COM POEMAS DE JOSÉ PAULO PAES

RESUMO

Embora as discussões em torno do trabalho com a poesia infantil na sala de aula tenham avançado, percebemos que as atividades significativas com poemas ainda são pouco exploradas no contexto escolar. Sendo assim, conscientes da importância de se trabalhar com esse gênero junto às crianças, desde os primeiros anos da trajetória escolar, nos propomos, com esse trabalho, a tecer algumas reflexões sobre o ensino da poesia infantil na sala de aula, a partir de poemas de José Paulo Paes. Para tanto, traçamos inicialmente um percurso histórico da poesia infantil, desde o século XIX até o momento atual, em seguida, destacamos a relevância da poesia infantil no contexto escolar, discutimos sobre o trabalho com a poesia na sala de aula e, por fim, enfocamos a leitura de três poemas de José Paulo Paes. Este estudo nos leva a reconhecer que, através da leitura de poemas ricos, tanto na forma quanto no conteúdo, como os de Paes, é possível ampliar o imaginário infantil e despertar o prazer pela leitura de poemas.

Palavras - chave: Poesia infantil. Ensino. José Paulo Paes.

Lidiane Reis e Elaine Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário