Web Rádio Chiado de Chinelo

domingo, 22 de maio de 2011

Novas Tecnologias na Sala de aula

Em tempos hodiernos, as novas tecnologias tem tomado conta de várias instâncias, sobretudo a sala de aula, uma vez que todas as pessoas estão em constante contato com algum aparato tecnológico. Nesse sentido, é interessante se pensar em novas formas/metodologias de ensino-aprendizagem na sala de aula a partir do uso das novas tecnologias, sobretudo a Internet, de modo que a interatividade e o caráter sócio-cognitivo que as ferramentas possuem, juntamente com o aspecto colaborativo, possam permear  novas formas de aprendizado e sociabilidade, utilizando os aparatos de modo consciente e proveitoso.
Como exemplo, segue abaixo uma matéria sobre uma escola em Porto Alegre a qual utiliza o IPAD na sala de aula.

Os alunos de 3 a 6 anos matriculados na educação infantil do Colégio Israelita Brasileira, em Porto Alegre, são alfabetizados com ajuda dos tablets iPad. Cerca de 130 crianças têm aulas semanais com o aparelho.
As atividades são propostas de forma individual, em dupla ou em grupo de até quatro pessoas. O iPad foi escolhido pela instituição, segundo a coordenação, pela facilidade no manuseio e seleção das informações na tela através do sistema touch screen, pela diversidade de aplicativos e softwares disponíveis para uso pedagógico e pela tela multitoque, que facilita as trocas entre os alunos.

A coordenadora pedagógica de educação infantil do Israelita, Ana Margarida Chiavaro Machado, afirmou que o Projeto iPad na Sala de Aula está atrelado à proposta curricular da instituição de ensino. "Com brincadeiras, jogos e outros aplicativos atingimos todos os tipos de alunos. As crianças estão muito acostumadas com o touch, por isso há facilidade de aprendizagem."
Com os tablets as crianças aprendem a fazer o traçado dos números, têm atividades com as próprias fotos e nomes, entre outras.
Para Ana Margarida, ao mesmo tempo que o Ipad ajuda a alfabetizar favorece, entre outros fatores, a interação, curiosidade, trabalho em grupo, coordenação motora e trocas afetivas entre as crianças. O objetivo, segundo a coordenadora, é expandir o projeto para os alunos dos ensinos fundamental e médio.


Nenhum comentário:

Postar um comentário