Web Rádio Chiado de Chinelo

quarta-feira, 18 de maio de 2011

O PAPEL DA MONITORIA NA CONSTRUÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO/ APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA

RESUMO

Inúmeras expectativas envolvem os monitores, sobretudo os que exercem essa atividade pela primeira vez. Questionamentos como se terá uma boa aceitação por parte da turma, se irá corresponder às expectativas da professora responsável pela disciplina ou mesmo se conseguirá desenvolver um bom trabalho de orientação junto dos graduandos perpassam os anseios dos monitores iniciantes. Tendo em vista que, a cada dia, a monitoria tem chamado a atenção de um número maior de graduandos, este trabalho tem como objetivo socializar as experiências vividas junto à atividade de monitoria, refletindo sobre sua contribuição para com a aprendizagem dos graduandos que cursam as disciplinas e para os monitores no que diz respeito à construção do conhecimento relacionado ao trabalho docente em nível do Ensino Superior. Logo, o estudo apresenta um panorama geral da monitoria realizada junto à disciplina: Prática de leitura e produção de textos II(PLPT II), oferecida pelo curso de Letras da Universidade Federal de Campina Grande, no período 2010.1, noturno que, normalmente, é ofertada no 2° período, atendendo apenas ao curso de Letras. Conclui-se que, através dessa atividade, o monitor tem a oportunidade de experimentar uma maneira diferenciada de aprender e interagir com o professor da Academia, com os colegas da graduação e com a própria disciplina.

Palavras-chave: Monitoria. Processo de ensino/aprendizagem. Docência

Elaine Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário